UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Ladebio

LADEBIO

Laboratórios de Desenvolvimento de
Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ

SInProBio, LaProEnz, LabEngBio, LabSIm e Central Analítica
Desde 14/12/2009
Estatísticas 139502 visitas.
W3C XHTML 1.0

Apresentação

Os temas de pesquisa desenvolvidos no LADEBIO advogam uma mudança de paradigma das atividades econômicas, em particular dos processos de produção industrial, integrando os princípios e estratégias de qualidade total com os requisitos de qualidade ambiental.

As linhas de pesquisa coordenadas pelo Prof. Nei Pereira Jr., ao longo de 30 anos de experiência, são características da sua área de especialização e estão ligadas ao Desenvolvimento de Bioprocessos, envolvendo, em sua grande maioria, trabalhos de natureza teórico­-experimental, com aplicação prática. São temas de estudo: O desenvolvimento de processos visando a produção de biocombustíveis, enzimas, polióis antibióticos, bioinseticidas, biossurfactantes, ácidos orgânicos, aromas e fragrâncias, bem como o desenvolvimento de processos biológicos para o tratamento de resíduos e efluentes industriais.

Como ferramentas para o desenvolvimento de bioprocessos nos projetos do LADEBIO, as seguintes estratégias são comumente adotadas:

Devido à característica tecnológica das pesquisas do LADEBIO, em todos os trabalhos estabelecem-se compromissos com o desenvolvimento de bioprocessos que possam ser transformados em realidade industrial. Alem disso, estudos envolvendo a gestão tecnológica são realizados a fim de se ter uma visão mais ampla e identificar tendências e desafios dos diferentes segmentos ligados a Biotecnologia, como por exemplo: Estudos de Prospecção Tecnológica para a produção de combustíveis e outras substâncias químicas com base nas matérias-primas renováveis (Biorrefinaria), Transgenia, Biodiversidade, Meio Ambiente e Patente.

Devido à natureza multidisciplinar da área Biotecnológica, um grande número de trabalhos é desenvolvido em parceria com outros grupos de pesquisa da própria UFRJ e de outras Instituições de Ensino e Pesquisa externas, e também com empresas.

O conjunto de nossas atividades tem gerado resultados que hoje alimentam consórcios de pesquisa entre nossos laboratórios e Universidades e Centros de pesquisa nacionais e internacionais, tendo sido os Laboratórios de Bioprocessos da EQ/UFRJ credenciados pelo Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (IBEROEKA­CYTED/Espanha). Tem propiciado, também interações entre a Universidade e a Indústria, como é o caso de projetos que vem desenvolvidos em parcerias com a PETROBRAS, ARACRUZ CELULOSE, BIONASA e OXITENO. Estas parcerias têm se constituído em um excelente exercício, não só para a busca de soluções para as empresas, mas também para a geração de conhecimento e formação de recursos humanos altamente capacitados para o desenvolvimento tecnológico em nosso país.

Download

LADEBIO - Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ