Gestão da informação na indústria cosmética - um estudo de caso

Esse trabalho trata de um estudo sobre a informação como um importante recurso para o aumento da competitividade da organização. Aborda, principalmente, a questão da gestão estratégica do processo da informação, entendendo assim as necessidades, a obtenção, a disseminação e o uso da informação dentro do ambiente organizacional.

Para que fosse possível alcançar os objetivos estabelecidos foi utilizada a metodologia de pesquisa qualitativa de um estudo de caso único, aplicada a uma empresa no setor de higiene e beleza de Uberlândia - MG.

As principais conclusões dizem respeito à existência de duas culturas informacionais na empresa estudada, a verificação de uma política informacional feudalista e a falta de uma estratégia específica para o processo de gestão da informação dentro do ambiente informacional.

É verificada também, a possibilidade da criação de um ambiente propício ao aprendizado, à inovação e de uma cultura organizacional voltada para a valorização e uso de informação com vistas à melhoria do processo de tomada de decisão e do exercício das atividades de produção.

×