Fatores impactantes na indústria farmacêutica em relação às drogas de estilo de vida. Estudo de caso: inibidores da enzima fosfodiesterase 5

A indústria farmacêutica se apresenta, nos dias de hoje, como um dos setores mais atraentes e competitivos da Indústria Química. Dele fazem parte uma série de especialidades farmacêuticas classificadas de acordo com seu tipo de atividade biológica. A partir dos anos 90, uma nova classe de substâncias, chamadas de drogas de estilo de vida, passou a constituir um dos nichos mais lucrativos do setor.

O presente trabalho avaliou o setor farmacêutico em relação ao mercado nacional e internacional, particularizando os aspectos da competitividade em relação às drogas de estilo de vida. Foi realizado um estudo de caso, comparando-se as três substâncias utilizadas na inibição da enzima fosfodiesterase 5 e que fazem parte dessa classe de drogas.

A estratégia competitiva das empresas responsáveis pelo desenvolvimento e comercialização desses medicamentos foi analisada através da situação atual das mesmas em relação ao market share.

×