Mapeamento do mercado brasileiro de antibióticos

A presente tese tem como objetivo mapear o mercado brasileiro de antibióticos devido a grande importância dos antibióticos como classe terapêutica e do valor elevado em importações.

Os dados coletados alimentaram uma base de dados que relaciona informações de importação, exportação, produção e características técnicas dos antibióticos.

O mapeamento do mercado foi feito através da identificação e caracterização dos produtores nacionais e do número de produtores internacionais destes farmoquímicos, assim como dos laboratórios no País que produzem os medicamentos com as respectivas marcas comerciais, destacando-se aquelas que apresentam medicamentos genéricos e os respectivos laboratórios produtores dos mesmos.

Os dados de importação e exportação foram identificados a partir da análise de todas as classes da Nomenclatura Comum Mercosul (NCM) referentes aos princípios ativos e medicamentos antibióticos.

As informações técnicas englobam a classificação dos antibióticos sob aspectos de sua estrutura química e a identificação de suas rotas tecnológicas.

Este estudo permite a obtenção de uma visão holística dos produtos tanto no que se refere ao comércio exterior como aos produtores, relacionando-os com aspectos tecnológicos da classe dos antibióticos.

A metodologia que é utilizada poderá ser aplicada para estudo de outras classes terapêuticas bem como para outros setores do complexo, sendo instrumento importante para o formulador de políticas públicas, para o empresariado e para a academia tanto na verificação de oportunidades de investimentos e de pesquisa e desenvolvimento no País.

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