UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Ladebio

LADEBIO

Laboratórios de Desenvolvimento de
Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ

SInProBio, LaProEnz, LabEngBio, LabSIm e Central Analítica
Desde 14/12/2009
Estatísticas 175560 visitas.
W3C XHTML 1.0

Produção Científica: Dissertações de Mestrado

Otimização da Produção de Celulases por Penicillium funiculosum em Fermentação Submersa.

Autora: Marcelle Lins de Albuquerque de Carvalho
Data da Defesa: 30 de Agosto de 2007
Orientador: Nei Pereira Jr., PhD
Programa: TPQB - Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ

Resumo

As celulases são enzimas que hidrolisam as ligações ß(1,4) da celulose. A hidrólise enzimática da celulose em glicose envolve uma ação sinérgica entre três diferentes enzimas: Endoglucanases, Exoglucanases e ß-glucosidases. Apesar do seu alto custo, o complexo enzimático possui aplicações industriais, tais como nas indústrias de detergentes, alimentos e rações, papel e celulose, química fina e fármacos, indústria têxtil e de biocombustíveis.

Neste trabalho objetivou-se otimizar um bioprocesso para a produção de enzimas do complexo celulásico, por fermentação submersa, a partir do fungo filamentoso Penicillium funiculosum, investigando o melhor substrato celulósico, a composição do meio de fermentação ideal e as melhores condições para experimentos em biorreator instrumentado.

Dentre os substratos analisados, a celulose microcristalina (Avicel) foi a que resultou nos melhores valores de atividades enzimáticas. Através de planejamentos experimentais, foi definido como o meio de cultivo ótimo, o meio constituído por:

Nas condições ótimas de fermentação em biorreator instrumentado (agitação do meio: 220 rpm e aeração: 0,6 vvm), lograram-se melhores resultados de atividades celulásicas e teor protéico. Esses valores foram:

LADEBIO - Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ