UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Ladebio

LADEBIO

Laboratórios de Desenvolvimento de
Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ

SInProBio, LaProEnz, LabEngBio, LabSIm e Central Analítica
Desde 14/12/2009
Estatísticas 181970 visitas.
W3C XHTML 1.0

Produção Científica: Dissertações de Mestrado

Peroxidases de Paecilomyces variotii e Sistemas Biomiméticos na Oxidação de isossafrol

Autora: Joyce Lopes de Andrade
Ano da Defesa: 2005
Orientadores: Nei Pereira Jr., PhD e Octávio A. C. Antunes, DSc
Programa: TPQB - Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Download: PDF (PDF: 59 KB)

Resumo

O fungo Paecilomyces Variotii foi utilizado para produção de enzimas com características de lignina peroxidase que foram concentradas e utilizadas na biotransformação do isossafrol a piperonal. Os experimentos foram divididos em duas etapas, sendo a primeira o cultivo do fungo P. Variotii em meio Czapeck-Dox modificado para produção das peroxidases as quais foram concentradas por salting-out com sulfato de amônio. E a segunda etapa consistindo na aplicação deste concentrado em peroxidades no processo de biotransformação através de um sistema reacional aquoso utilizando etanol 20% como co-solvente e peróxido de hidrogênio como agente oxidante.

A importância comercial do piperonal está ligada principalmente ao seu uso como fixador biodegradável na indústria de perfumes. O desenvolvimento deste processo biotecnológico traz a possibilidade de substituição de ozonólise atualmente utilizado, que apresenta alta demanda energética e graves problemas com tratamento de efluentes.

Os melhores resultados de atividade enzimática foram de 61,2 U/mg de proteína na amostra analisada e o melhor resultado de biotransformação apresentou um rendimento de 7% de piperonal que é considerado baixo em vista dos processos de catálise química com catalisadores bométicos também testados. Além disso a reação demonstrou baixa reprodutibilidade, provavelmente devido à dificuldade em se manter condições reacionais idênticas e também à fragilidade do complexo enzimático formado.

Paralelamente foi desenvolvido um processo de oxidação de isossafrol utilizando complexos de vanádio (VO(acac)2, VO(Salen) e VCl2(Salen)) como sistemas biomiméticos das peroxidases para obtenção do epóxido e/ou piperonal. Estas reações atingiram conversões de até 100% com boa seletividade para piperonal ou epóxido dependendo do sistema catalisador / agente oxidante / ácido acético utilizado.

LADEBIO - Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ