UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Ladebio

LADEBIO

Laboratórios de Desenvolvimento de
Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ

SInProBio, LaProEnz, LabEngBio, LabSIm e Central Analítica
Desde 14/12/2009
Estatísticas 181932 visitas.
W3C XHTML 1.0

Produção Científica: Dissertações de Mestrado

Modelo de Tratamento de Informações Tecnológicas

Autor: Roberto Gomes Giannini
Ano da Defesa: 1997
Orientadores: Adelaide Maria de Souza Antunes, DSc e Nei Pereira Jr., PhD
Programa: TPQB - Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da EQ/UFRJ
Download: PDF (PDF: 62 KB)

Resumo

Numa época de mudanças rápidas, é muito importante entender a necessidade urgente de uma nova visão, de forma a atingir um sistema gerencial baseado no pensamento sistêmico como um força motriz das vantagens competitivas e da inovação no segmento industrial. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia, baseada nos princípios da Gestão do Conhecimento, para aumentar a capacidade de adaptação e de avaliação de ações estratégicas para os tomadores de decisão.

O uso das tecnologias da informação levou a avanços na disseminação do conhecimento estruturado, ao passo que aumentou a grande massa de dados que devem ser reconhecidos e assimilados pelos indivíduos. Desta forma, a procura pela informação necessária para manter as vantagens competitivas entre a quantidade de dados disponíveis, requer não apenas prospectar a informação, mas processá-la para agregar valor.

Neste estudo são apresentadas as potencialidades do uso de ferramentas de Inteligência Competitiva no tratamento de informações extraídas de bancos de dados, como ferramenta auxiliar na previsão e na gestão tecnológica. Por fim, são apresentados dois estudos de caso onde são extraídos dados de bancos de patentes para monitorar tendências e o desenvolvimento de novas tecnologias, um em homopolímeros de eteno e propeno e outro em drogas de ação tuberculostática.

LADEBIO - Laboratório de Desenvolvimento de Bioprocessos da Escola de Química da UFRJ